terça-feira, 1 de novembro de 2011

ALUNOS DA CLASSE ESPECIAL FAZENDO USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR



   ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALECRIM


A professora da Classe Especial está fazendo uma Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis pela UFRGS onde precisa dedicar-se algumas horas semanais navegando virtualmente com o Ambiente Teleduc, participando dos Fóruns de discussões, fazendo leituras e reflexões, registrando as produções dentro do portfólio individual e os trabalhos realizados registrar no mural do ambiente. São momentos interessantes de estudos e produções.
Na trajetória do curso fizemos uso das tecnologias  assistivas. Essa tecnologia assistiva consiste em proporcionar e ampliar habilidades funcionais das pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Dentro da sala de aula , damos  ênfase a uma aula utilizando a CAA ( Comunicação Aumentativa e Alternativa) recurso esse utilizado para alunos com dificuldades significantes na aquisição e no uso da linguagem, tornando o sujeito mais independente e competente  possível nas diversas situações comunicativas.
A aluna construiu uma carta enigmática usando uma canção:

     MÚSICA: Borboletinha está na cozinha



Os resultados na prática da CAA na sala de aula foi maravilhosa,
amplia-se a independência do aluno, propiciando melhores condições de aprendizado e consequentemente uma verdadeira inclusão escolar e social.
A escola está em processo de abertura de uma sala de recursos multifuncional. Essa oportunidade de formação trará muitas possibilidades para o aluno com necessidades especiais dentro do atendimento especializado poder experimentar várias opções, a que melhor se ajusta à sua condição e necessidade.
Importante destacar que depois de conhecer e explorar as possibilidades educativas associadas às ferramentas da internet, podemos interagir e aplicar esses novos conhecimentos, rompendo barreiras que impedem o acesso ao aprendizado junto aos sujeitos com necessidades especiais.
Nos diz o poeta Fernando Pessoa, em seu livro do
                Desassossego:
"Tenho uma espécie de dever de sonhar sempre, pois não sendo mais, nem querendo ser mais, que um espectador de mim mesmo, tenho que ter o melhor espetáculo que posso ...



Texto Elaborado pela Professora Márcia Hansen Knecht
Professora da Classe Especial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alecrim